21 de agosto de 2016

Quer conhecer a Londres? Faça os 10 caminhos literários desde Jane Austen até Karl Marx



Olá pessoal,

Hoje trago à vocês uma post super legal e que eu espero que vocês consigam traçar todos os caminhos propostos e que conheçam à Londres de uma maneira interativa.

A editora Penguin postou um artigo que mostra como explorar a cidade de Londres através da literatura.

Isso com certeza é uma experiência bem diferente, pois a proposta é ler cada livro e se sentir como se estivesse na cidade mesmo.

O artigo mostra o lugar onde se passa a história de cada livro, fazendo com que cada pessoa saiba exatamente o local da narrativa.

Espero que vocês trilhem esses caminhos de um jeito que só a literatura pode fazer.

Boa leitura.



1- Jane Austen

No verão de 1813 ficou com seu irmão na Rua Henrietta , nº 10. Seus alojamentos eram "toda a sujeira e confusão", mas "muito promissor".

Encontre a casa bem no meio da loja de campismo "Covent Garden" e depois visite a escrivaninha e os óculos de Austen na "British Library".


A entrada é essa portinha amarela.





2- Sherlock Holmes

Vá para o pub de Sherlock Holmes na Rua Northumberland e veja sua reconstrução imaculada do estudo do grande detetive. Uma cabeça cheia de claras ideias sobre o Cão de Baskerville no bar.








3- Philip Larkin

Philip Larkin pegou um trem para a King’s Cross em um sábado de verão em 1955.
Leia as linhas finais do livro "The Whitsun Weddings" em uma  chapa de ardósia a poucos metros dos turistas empurrando um carrinho em direção à Plataforma 9 ¾ (sim, a plataforma 9 ¾ do Harry Potter fica lá, dentro da estação de trem).













4- William Butler Yeats

Se o clima está sombrio, visite Atlantis, uma livraria oculta e esotérica frequentada por W. B. Yeats.







5- David Herbert Lawrence

Em 1960, a Penguin Books foi processada por publicar o livro "O Amante de Lady Chatterley.
O Tribunal Central Criminal ou Central Criminal Court (em inglês) na Inglaterra, vulgarmente conhecido como "Old Bailey" está aberto para o público. Visite a Courtroom One (sala do tribunal) onde o julgamento por obscenidade foi realizado.










6- Virginia Woolf

Em quarto 31 da "National Portrait Gallery" você pode ver um busto de Virginia Woolf feita por Stephen Tomlin. Enquanto ele estava esculpindo Virginia em 1931, sua irmã Vanessa a pintou.

"Nessa e Tommy me prendeu lá de 2 à 4 horas em seis tardes", escreveu Virginia em seu diário. "E eu me sentia como se fosse um pedaço de osso de baleia dobrado".








7- Geoffrey Chaucer

"Talbot Yard" é um beco banal que corre ao longo da parte de trás do hospital "Guy’s Hospital" em London Bridge. Mas foi aqui, no "Tabard Inn", que os peregrinos do livro "Canterbury Tales" de Geoffrey Chaucer se reuniram antes de iniciar sua viagem. Só existe agora uma placa azul marcando o local.






8- Thomas Hardy
Um dos pontos turísticos mais estranhos de Londres é o cemitério de "St Pancras Old Church". Um freixo (espécie de árvore) diferente, pouco notável foi cercado na década de 1860 por lápides, que haviam sido movidas para dar espaço para a Midland Railway. Elas estão dispostas em círculos concêntricos e apertados. Já o tronco tem crescido gradualmente e entre as lápides. O jovem aprendiz de arquitetura que supervisionou esse arranjo foi o futuro poeta e escritor Thomas Hardy.








9- James Matthew Barrie

Em 1929, J. M. Barrie transferiu os direitos de Peter Pan para o "Great Ormond Street Hospital", que recebeu royalties dos filmes e peças da história desde então. O hospital tem agora uma estátua de Peter e Tinker Bell fora da entrada. Você pode reservar um passeio de suas recordações do Peter Pan.












10- Karl Marx

Ir para "Quo Vadis" na rua Dean para ler o livro: O Manifesto Comunista com um Martini de vodka Russian Standard como companhia. Nos quartos acima, Karl Marx viveu como exilado político. Seus alojamentos eram, em suas palavras "tão sujo, que para se sentar torna-se um negócio completamente perigoso". Clientes do restaurante podem pedir para dar uma olhadinha lá em cima.








Para quem quiser realmente fazer o tour por Londres, no mapa abaixo, eu marquei todos os 10 lugar falados aqui. Os lugares ficam perto, exceto pelo "Guy's Hospital" porque ele fica bem distantes dos outros lugares.


Espero que tenham gostado.

Deixem seus comentários.

À bientôt (Até breve).


Fonte: Penguin Books
Fonte das Fotos: Banco de Imagens do Google
PS: Caso alguém tenha alguma imagem aqui, por favor informar para que os crédito seja devidamente dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário