26 de março de 2016

Exposição: O Mundo de Tim Burtom no MIS │ TAG #Culturando

Olá pessoal, 

Hoje quero compartilhar um pouco da minha experiencia na exposição do famoso cineasta americano Timothy Willian Burton ou simplesmente Tim Burton.

Aqui vai um breve resumo de sua vida...

Nascido em 25 de agosto de 1958, desde criança, Tim Buston já gostava de se relacionar com o mundo sombrio. Ele adorava filmes de terror e a ler livros do Edgar Allan Poe.
Terminando os estudos, Tim iniciou a sua trajetória após ganhar uma bolsa de estudos da Disney  para estudar no Instituto das Artes da Califórnia em Valencia - Califórnia. Ele estudou animação por três anos e foi então contratado pelo Walt Disney Studios como aprendiz de animador.
Trabalhando no desenho "The Fox and the Hunter", onde Tim ficou insatisfeito com a direção artística do filme e foi nessa época que ele criou os seus três primeiros curtas metragens: a animação em stop-motion "Vincent", e dois live-actions, "João e Maria" e "Frankenweenie". A história desse último, que envolvia um cachorro morto num atropelamento sendo ressuscitado de forma análoga ao Frankenstein, foi considerada sombria demais pela Disney, motivo que levou à demissão de Burton.
Três anos depois, Tim Burton dá a volta por cima após a criação do filme "Os Fantasmas se Divertem" (Beetlejuice), ganhando assim o Oscar de Melhor Maquiagem, pra qual ele foi chamado para dirigir a super produção de Batman de 1989, seguido da continuação em Batman - O Retorno.
A partir daí veio os filmes que todos nós conhecemos, como por exemplo: Edward Mãos de Tesoura (1990), O Estranho Mundo de Jack (1993), A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça (1999), o remake de A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005) e assim por diante.

Bom, agora vou falar um pouco da exposição.

Como todo mundo sabe, uma imagem vale mais que mil palavras, mas infelizmente, a equipe do Tim Burton solicitou ao MIS que ninguém tirasse fotos da exposição, então as imagens que eu tirei foram da parte de fora. As fotos da parte de dentro eu peguei do site UOL, clique aqui.

Vou descrevendo a exposição a partir das fotos, então vamos lá!!


A fachada no MIS é lustrada com algumas das criações de Tim Burtom. E mais a frente temos o quiosque com lembrancinhas a partir de R$ 2,00.




Alguns itens vendidos no quiosque. Lá eles vendem adesivos, marcas página, copos, canecas, lápis, chaveiros entre outros.



Eu comprei 2 marcas página, 1 botton grande e 1 imã totalizando R$ 19,00. O folheto da exposição é dado assim que você apresenta o ingresso.



Logo que você caminha em direção à entrada do museu, já damos de cara com uma escultura em forma de uma mão, nos fazendo lembrar do filme Edward Mãos de Tesoura.



Preparados para entrar? Bem, essa é a entrada para a exposição. Muito louca!!



Bom a partir daqui, as imagens foram retiradas do site Uol, conforme eu já havia mencionado no começo do post.








Achei um video legal da Uol também, espero que vocês gostem.
Clica na imagem para o link direto do video

 Clique aqui para acessar a página do vídeo


Bom pessoal, é isso. Espero que vocês tenham gostado.

Quando eu postei as algumas fotos no meu Facebook, acabei falando que eu fiquei um pouco triste coma exposição. Vou explicar o porquê.

Para mim, o Tim Burton é um puta de um cineasta e para quem não sabe eu coleciono filmes. Então, o meu interesse pela exposição era ver como os famosos filmes dele foram criados.

Daí para a minha surpresa, quando entro na última ala da exposição de é a Filmografia, vejo somente alguns quadrinhos pendurados na paredes falando de cada filme. No chão, há um caminho, onde tem escrito o ano e nome do filme. Tipo assim, só isso? Exceto, por uns 3 ou 4 filmes eu acho, que tiveram alguma coisa tridimensional do filme.

Eu fiquei muito chateada por esse lado, pois foi bem diferente a proposta dessa exposição comparando com a exposição do Stanley Kubrick que eu fui, pois você entrava no mundo dos filmes mesmo.

Só para vocês terem uma ideia, olhem algumas fotos.

Filme Lolita


Filme 2001 Uma Odisseia no Espaço


Filme Laranja Mecânica

Filme De Olhos Bem Fechados

Meu namorado ficou mais revoltado, a ponto de dizer a seguinte frase:

    - Odiei a exposição! Parece que o Tim Burton abriu uma mochila e jogou os papeis e mandou fazer a exposição.

Dei risada porque da maneira como ele disse, foi hilário!

Mas para quem adora arte e admira o trabalho artistico do Tim Burton, vale a pena ver a exposição.

À bientôt (Até breve).

Nenhum comentário:

Postar um comentário