26 de agosto de 2015

Vai comprar um livro? Saiba como ele é! │ Livro:O Mágico de Oz - as 2 versões da Editora Zahar

Olá pessoal,

Hoje irei escrever sobre uma das histórias da qual eu mais gosto que é: O mágico de Oz.
Sempre ouvi falar dessa história mas nunca havia lido de verdade. Até que um dia, eu vi o DVD do filme e resolvi comprar. Pronto! A partir daí me apaixonei pelos personagens, pela história, pelo mundo de Oz.

Um dia, o meu noivo Jonathan me deu de presente o livro, mas na versão de bolso (linda versão, diga-se de passagem). Recentemente adquiri a versão comentada e ilustrada, ambas da Editora Zahar.

Como muita gente tem dúvidas entre uma versão e outra, decidi fazer esse post.



Antes de mais nada, um resuminho dessa história belíssima escrita por L. Frank Baum.

Um ciclone atinge a casa onde Dorothy vive com os tios e ela e seu cachorro Totó são levados pela ventania e param na Terra de Oz. Por lá, Dorothy faz novos amigos - o Espantalho, o Lenhador de Lata e o Leão Covarde -, encara perigos, vive histórias fantásticas e precisa enfrentar seus próprios medos. Depois de tantas aventuras, a menina descobre que seus Sapatos de Prata têm poderes mágicos e podem levá-la para qualquer parte. Mas não existe melhor lugar no mundo do que a própria casa.


Vou começar com a versão de bolso, que se chama:

O Mágico de Oz: Edição de Bolso de Luxo



Ficha Técnica

Lançamento: 2013
Tradutor: Sergio Flaksman
Páginas: 224 páginas
Tamanho: 12x17cm
Edição: 1ª edição
Tipo do papel: Papel Pólen Soft 70g/m²
ISBN 9788537809662
Código: Z1559

Essa edição é simples mas o texto é na íntegra.
Nela há uma pequena apresentação no inicio do livro, depois a introdução, seguida da historia que ao longo do livro distribui cerca de 50 ilustrações originais de W. W. Denslow.

A outra versão é:

O Mágico de Oz - Edição Comentada e Ilustrada

Ficha Técnica

Lançamento: 2013
Tradutor: Sergio Flaksman
Páginas: 256 páginas
Tamanho: 16 x 23cm
Edição: 1ª edição
Tipo do papel: Papel Offwhite 80g/m² e couché matte 150g/m²
ISBN 9788537811344
Código: Z1532

Nessa edição, o texto é na íntegra também, como já se esperava, mas acrescenta-se:

- Uma apresentação de Martin Gardner que retraça a vida e a obra de L. Frank Baum, tendo como pano de fundo a ameaça de proibição de texto durante o macarthismo.
- Um prefácio de Gustavo H. B. Franco que inaugura no Brasil uma surpreendente leitura do romance, interpretado como uma alegoria para personagens e ideias dos debates econômicos e políticos da época.

A introdução é a mesma nas 2 versões, pois é escrita pelo próprio L. Frank Baum.

No final do livro temos as ilustrações extras (24 pranchas coloridas), que na versão de bolso não tem. Há também notas sobre assuntos variados e no final, temos a cronologia de Baum.

Minha opinião: 

E comprei primeiro a versão de bolso, na qual li muito rápido. Essa edição é bem legal de ter, se você gosta da história, mas não é fã de carteirinha, porque ela atende muito bem as necessidades de uma versão de bolso, porém ela é muito bem acabada, ou seja, de luxo, kkk.
A versão comentada e ilustrada já se direciona para aqueles que tem um certo carinho pela história e é super fã. Essa edição mostra as ilustrações originais da época que não encontramos em outras edições.

Abaixo deixo 2 links dos primeiros capítulos de cada versão:

O Mágico de Oz: Edição de Bolso de Luxo
O Mágico de Oz - Edição Comentada e Ilustrada


Os tijolinhos amarelos da estreada.






Algumas das pranchas coloridas do final do livro




Eu amo as 2 versões porque uma completa a outra.
A de bolso porque você consegue levá-la discretamente para qualquer lugar, além de ser linda.
E a versão comentada e ilustrada porque nos deleita com as ilustrações super legais e as notas super interessantes e curiosas. Vale a pena ter as 2.

Espero que tenham gostado!

A bientôt (Até breve).

2 comentários:

  1. Interessante, faz um tempinho que desejo comprar livros da Zahar, mas queria saber a diferença entre eles, ou de pelo menos um deles.
    Ótimo post ♥

    Minha Fuga da Realidade 💕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andressa, antes de mais nada, obrigada por acessar o Clube da Ly. Legal você ter achado interessante o post sobre as diferenças das 2 versões. Eu particularmente adoro os livros da Zahar, amo de verdade. Acabei de colocar uma foto da minha coleção no Instagram, dá uma olhadinha: https://www.instagram.com/ly_lidiane/

      Excluir