17 de outubro de 2011

Hotel Unique é referência para arquitetura mundial

Único em tudo mesmo, o Unique se apresenta como inovação no conceito arquitetônico e mostra como concreto pode transformar-se em arte.


Localizado na Avenida Brigadeiro Luis Antonio, o Hotel Unique vem despertando a curiosidade dos paulistanos por seu irreverente formato de arco invertido, jardins de pedra e janelas circulares. Ruy Othake é o nome do arquiteto paulistano responsável por essa formação única em concepção arquitetônica e referência urbanística.

Sua forma é um grande arco invertido, de 100 metros de comprimento por 25 metros de altura, janelas circulares com diâmetro de 1,80 e fachadas revestidas com lâminas de cobre pré-oxidadas. Essas são algumas das características do Hotel Unique. Provocando os observadores a lhe colocarem apelidos carinhosos, como “Arca de Noé” ou “melancia”, o Hotel inaugurado em setembro de 2002 inova o conceito de arte urbana através das mãos do arquiteto Ruy Othake. 

O corpo principal do Hotel é constituído por uma estrutura em forma de arco invertido. Suspenso do solo, o arco é apoiado parcialmente em duas empenas de concreto de 50cm de espessura cada uma e oito pilares distribuídos dentro do volume, protegidos por uma fachada de vidro. Os seis andares de apartamentos tem desenho singular, com corredores em sucessão de curvas, conforme dita a tendência arquitetônica de Othake. As janelas circulares permitem que o hóspede possa optar pelo ar-condicionado ou pela ventilação natural. 

A tecnologia é outro fator marcante no hotel. O check in é feito através de palm tops, e o banheiro possue um sistema de aquecimento constante das toalhas. 

Os elevadores do Unique funcionam com luz mínima, envolvendo os ocupantes em uma penumbra rompida a cada abertura de portas. “O ambiente daqui faz com que se respire arte. Adoro o Hotel, o restaurante é maravilhoso, tanto a vista quanto a comida. Mas não entro nesse elevador sozinha por nada”, diz Heloísa Sami Akuda, 25, freqüentadora do Skye. 

Já Rafael Toledo Paes, 30, designer gráfico, opta ficar no Hotel justamente por sua singularidade: “além de belíssimo, a atmosfera é ótima”.

O Hotel é complementado por três atividades autônomas: o bar The Wall, o restaurante internacional Skye na cobertura e o centro de eventos para 1.200 pessoas no subsolo. Ruy Othake é autor de projetos como o Hotel Renaissance, a embaixada brasileira em Tóquio e o Parque Ecológico Tietê.


Download:
Hotel Unique em 3D (salva em arquivo sketchup 6)


Arquivos em geral:


Galeria

Construção 

Fachada se destaca por forma em arco invertido

12 quartos das "pontas": curva da arquitetura possibilitou um correspondente espaço curvo, propiciando sensação de fundo infinito

Desenho singular: Os corredores são uma sucessão de curvas, 
cujas tangentes recebem a luz natural


 

 



Um comentário:

  1. Oi lidiane, adorei sua postagem. Estou fazendo um trabalho sobre o hotel unique e me ajudou muito. Mas nao estou conseguindo acessar os arquivos, voce pode me mandar por email? O meu email é lud_0911@hotmail.com

    ResponderExcluir