26 de abril de 2010

Da água para o vinho





Hoje (26/04/10) foi a minha 1ª aula de enologia lá na facul. O professor deu uma pequena introdução do que seria a aula e também nos deu algumas coisas para pesquisar. Para me ajudar nessa matéria, vou fazer um post sobre Enologia, que é a ciência que estuda o vinho. A partir de agora vamos fala um pouco sobre o vinho... espero que vocês degustem esse post, kk.


O que é Enologia?
Enologia é a ciência que estuda todos os aspectos relativos ao vinho, desde o plantio, escolha do solo, vindima, produção, envelhecimento, engarrafamento etc...

O que é um Enólogo?
Indivíduo que tem conhecimentos de enologia; formado em faculdade de enologia.

O que é um Enófilo?
Apreciador e estudioso de vinhos (ou amante), aquele que se dedica profissionalmente ou por prazer a estudar o maravilhoso mundo dos vinhosEnófilo é diferente de Enólogo, devido ao fato de que o Enólogo é um graduado que cuida da elaboração de vinhos, sendo que o enófilo é apenas um apreciador, e não pode elaborar vinhos.

O que é Sommelier?
É um profissional especializado conhecedor de vinhos e todos os assuntos relacionados ao serviço deste . O sommelier trabalha em restaurantes e lojas de vinhos, elaborando carta de vinhos, orientando os clientes a respeito da melhor escolha para acompanhar os alimentos escolhidos, além de cuidar da compra, armazenamento e rotação de adegas.

Vinhos Licorosos são obtidos por fermentação a partir de bagos de uvas tintas ou brancas (diferentemente do licor que é obtido sem fermentação).

Bom, com certeza há muita mais coisas a ser dita sobre o vinho, mas por hoje vou ficar por aqui mesmo. Quando minha ignorância sobre vinhos for um menor, postarei mais coisas.
Fonte consultada: site da ABS (Associação Brasileira de Sommelier).





>

Nenhum comentário:

Postar um comentário